Muitas das grandes empresas que conquistaram seu sucesso começaram de forma bem mais simples do que muitos pensam. A imagem de um pequeno grupo de empreendedores trabalhando em uma garagem não é nenhuma novidade. Porém, em tempos mais recentes, se tornou possível montar um ambiente mais profissional e elaborado com a ajuda do coworking.
Espaços de coworking são escritórios compartilhados onde profissionais autônomos e microempreendimentos podem se estabelecer. Ao invés de alugar um escritório inteiro, são alugadas estações de trabalho individuais, assim como salas de reunião e outras instalações. Para startups, que trabalham com recursos limitados, esse é o modelo ideal.
Veja aqui alguns dos motivos pelos quais muitas startups de sucesso começaram em coworking.
1. Investimento mais baixo
Em geral, o capital inicial de uma startup tende a ser bem mais baixo do que em negócios mais tradicionais, se mantendo basicamente graças às suas ideias e a cada novo cliente. Sendo assim, é importante conseguir o máximo de benefício com cada centavo investido. E os ambientes de coworking oferecem o melhor retorno para quem precisa montar um escritório com um orçamento baixo.
2. Melhor infraestrutura
Como mencionamos, os espaços de coworking também são muito bem equipados em relação ao seu investimento exigido. Ou seja, você terá uma infraestrutura bem robusta, com acesso a internet de alta velocidade, climatização, mesas e cadeiras confortáveis, salas de reunião para receber clientes, palcos para palestras, impressão, entre outras coisas, dependendo do tipo de ambiente que você escolheu e das demandas do seu trabalho.
3. Oportunidade para fazer novos contatos
Outra coisa que torna os espaços de coworking excelentes para as startups é a proximidade com outros profissionais independentes e empresas de pequeno porte. Nesse tipo de escritório, não há uma divisão completa entre o ambiente de trabalho de todos os envolvidos. Todos apenas reservam uma mesa e a utilizam ao longo do dia. Isso te dá várias chances de encontrar profissionais de talento e formar parcerias promissoras.
4. Flexibilidade e escalabilidade
Um problema bem comum para quem tem um escritório tradicional é que, toda vez que for necessário expandir, será caro adquirir móveis, um computador e reestrutura a empresa. E, quando for necessário reduzir a produção, será difícil se livrar desses excessos. Porém, se você conta com um espaço de coworking, qualquer mudança exige apenas que você mude o número de estações de trabalho reservadas naquele período.
5. Recursos sob demanda
Falando em flexibilidade, não são apenas as mesas e cadeiras que podem ser utilizadas sob demanda, mas todas as instalações. Isso inclui salas de reunião, de palestra, entre outros. Como resultado, você não precisa pagar a mais pelas áreas que não utilizar em determinado mês.
6. Ambiente ideal para promover a criatividade
Bons espaços de coworking não são feitos apenas para a funcionalidade, mas também para otimizar a sua criatividade e inspiração. Desde o design nas paredes e móveis até espaços específicos para discutir ideias e promover a inovação. Algo muito importante para startups que precisam se destacar no mercado.
Quer encontrar o espaço de coworking ideal para sua startup? Então entre em contato com a Villa Rica agora mesmo e marque a sua visita.