Blog

O que é um Lançamento de Produto Digital?

Nos últimos anos, o e-commerce passou de um pequeno nicho de mercado a norma para muitos consumidores. Antes de fazer qualquer compra, é comum pesquisar por uma opção online. E um dos motivos para isso é o crescimento do número de produtos digitais nesse meio, como jogos, softwares, filmes, arte, entre outros.

Porém, esses produtos possuem uma dinâmica um pouco diferente, especialmente no que diz respeito às suas vendas e sua escassez. Afinal, não há um estoque nem transporte, removendo parte do incentivo à compra. Felizmente, existem algumas estratégias para potencializar as vendas, como o Lançamento de Produto Digital. Acompanhe e entenda como utilizar essa tática.

O que é o Lançamento de Produto Digital?

O Lançamento é um dos momentos mais importantes para capitalizar em cima de um produto específico e atrair um grande número de leads. Geralmente se baseando em um estoque limitado. Porém, para produtos digitais, essa não é uma limitação real. O Lançamento de Produto Digital busca reestabelecer essa urgência.

Essencialmente, essa estratégia consiste em criar um período determinado de lançamento, onde o número de produtos vendidos ou o tempo de venda é limitado. Dessa forma, o consumidor não pode se dar o luxo de esperar até fazer sua própria compra.

A ideia dessa estratégia é reproduzir o senso de urgência que outros produtos físicos possuem, incentivando uma compra por impulso. Com isso, é possível obter mais vendas em um período mais curto de tempo.

Claro, essa não deve ser a única estratégia em sua loja. É importante ter algum produto regular que ofereça uma base ao seu orçamento. Caso contrário, um único Lançamento de Produto Digital sem sucesso pode colocar seu negócio no vermelho.

Como fazer o Lançamento de Produto Digital de forma efetiva?

Não basta simplesmente colocar um produto e esperar que as vendas apareçam do nada. Você vai precisar se planejar muito bem se quiser ter um lançamento de sucesso. Veja aqui algumas ações que vão te ajudar:

Estabeleça um prazo para o evento

O maior erro ao fazer um Lançamento de Produto Digital é não se ater ao prazo. O principal fator que leva ao aumento nas vendas de curto prazo é justamente o tempo limitado que o cliente tem para fazer a compra. Se você não respeitar essa limitação, seu público perderá o senso de urgência.

Crie antecipação para o lançamento

Outro fator necessário para o sucesso do Lançamento é a antecipação, ou o chamado “hype”. Se há um grande número de leads falando sobre seu produto e aguardando ele antes do lançamento, você terá um número razoável de compras quase garantidas.

Invista pesado em divulgação

E para criar essa antecipação, você deve divulgar bem o seu Lançamento de Produto Digital. Invista em criação de conteúdo, alcance orgânico e pago, presença nas redes sociais, entre outras coisas que ajudem a espalhar a palavra sobre o lançamento.

Analise os resultados

Depois de encerrado o lançamento, é hora de fazer uma análise. Você atingiu suas metas de vendas? Os métodos de divulgação foram bem efetivos? Quais lições podem ser aplicadas aos próximos lançamentos? Tudo isso vai contribuir com o crescimento das vendas no futuro.

Quer continuar recebendo mais dicas sobre empreendedorismo? Então assine nossa newsletter agora mesmo.

Olá, como podemos te ajudar?