Blog

Endereço fiscal no coworking: vantagens, riscos e melhores práticas

Hoje em dia, cada vez mais pessoas utilizam espaços de coworking para formar suas microempresas ou para atuar como profissionais independentes. Além de apresentar a infraestrutura de um escritório tradicional, também possui um custo de manutenção mais baixo, permitindo que você trabalhe com mais flexibilidade.

Além de tudo isso, você também pode usar o seu coworking como um endereço fiscal, sem ter que inserir o endereço da sua casa. Algo que facilita bastante certos aspectos da sua gestão.

Quer entender melhor as vantagens de registrar seu endereço fiscal no coworking? Então, acompanhe.

O que é o endereço fiscal?

Basicamente, é o seu endereço de negócios, aquele que consta no seu registro tributário como empreendedor ou microempreendedor individual. Ele não precisa ser necessariamente o local onde a empresa opera, apenas um ponto de referência em sua documentação e na receita. Naturalmente, se você utiliza um espaço de coworking para realizar suas atividades, então pode utilizá-lo como seu endereço fiscal, visto que é um imóvel comercial e é onde você efetivamente faz o seu trabalho.

Quais as vantagens de registrar o endereço fiscal no coworking?

Para muitos empreendedores, utilizar o sua residência como endereço fiscal pode ser o suficiente. Porém, há alguns benefícios em utilizar o endereço do seu coworking. Alguns dos principais deles são:

Maior credibilidade e profissionalismo

Quando um potencial cliente ou parceiro vai pesquisar sobre sua empresa nos registros públicos, pode verificar se você possui um imóvel comercial ou residencial como endereço registrado. Algo que pode determinar a impressão que muitos têm do seu negócio. Se você quer criar uma imagem mais profissional, então vale a pena registrar um endereço de coworking ao invés de um endereço pessoal.

Endereço de encomendas e cartas

Outra utilidade para o endereço fiscal no coworking é a maior facilidade para receber correspondência em nome da empresa. Quando você faz uma compra corporativa, como material de escritório, por exemplo, é mais simples poder receber diretamente no seu endereço fiscal. Além disso, cartas endereçadas à sua empresa também vão diretamente para a caixa de correspondência do seu coworking.

Não é vinculado à sua residência

Existe certo nível de risco para quem registra o endereço da empresa em sua residência pessoal. Afinal, isso significa que seus dados pessoais serão mais fáceis de acessar em diferentes registros. Além disso, se você é alguém que muda de residência com alguma regularidade, também teria que fazer a atualização do seu endereço fiscal com a mesma frequência, o que pode ser, no mínimo, inconveniente. Ter um endereço comercial fixo evita que você tenha que passar por isso com muita frequência.

O que fazer ao registrar um endereço fiscal no coworking?

Como explicamos acima, utilizar o coworking como seu endereço fiscal é bem mais vantajoso. Porém, para que você consiga tirar o maior benefício possível, o ideal é tomar alguns outros cuidados. Principalmente na hora de escolher o seu espaço.

Considerando que esse será seu endereço comercial, é melhor que você se comprometa com ele. Não registre o seu endereço fiscal em um local do qual você pretende sair ou que não possua a infraestrutura desejada, pois você terá que passar pelo processo de registro novamente.

Quer encontrar o espaço de coworking certo para registrar seu endereço fiscal? Então entre em contato com a Villa Rica agora mesmo e marque a sua visita.

Olá, como podemos te ajudar?